Secretaria de Obras e Viação

Publicado em 05 de fevereiro de 2025, por

Secretário(a): Jurandi de Brito Torres
Endereço: Praça Luiz Maciel, 26-A,  Centro, 55.140-000
Contato: (81) 3755-1257 / sec.obras.pmt@tacaimbo.pe.gov.br
Horário de Atendimento: 07:00h às 13:00h.

Biografia: Jurandi de Brito Torres possui uma longa trajetória na administração pública, nomeado Secretário de Obras pela primeira vez em 2014, e retornando ao cargo atualmente, Jurandi tem experiência na fiscalização e execução de obras e dedica-se ao município de Tacaimbó desde 1981, quando iniciou como escriturário na Prefeitura Municipal. Ao longo dos anos, exerceu funções importantes, como Chefe do Departamento de Pessoal, Tesoureiro, Diretor de Transporte, Coordenador do Posto do Detran-PE e Secretário de Administração. Foi vereador por três mandatos consecutivos (1993 a 2004), sendo Presidente da Câmara Municipal no biênio 2003-2004.

 

 

 

Atribuições e Competências:

  1. Planejamento e Projetos:
    • Elaborar estudos, projetos e planos diretores de infraestrutura urbana e rural.
    • Desenvolver projetos de construção, reforma e manutenção de vias públicas, pontes, viadutos e túneis.
    • Planejar a expansão e modernização da malha viária e de transporte.
  2. Execução de Obras Públicas:
    • Construir, reformar e conservar estradas, ruas, avenidas, calçadas e ciclovias.
    • Realizar obras de drenagem, pavimentação e sinalização viária.
    • Gerenciar a execução de obras em edifícios públicos, como escolas, postos de saúde e prédios administrativos.
  3. Fiscalização e Manutenção:
    • Fiscalizar a execução de obras contratadas por terceiros.
    • Garantir a manutenção periódica da infraestrutura viária e de edificações públicas.
    • Monitorar a qualidade dos serviços prestados por empresas contratadas.
  4. Gestão de Recursos e Licitações:
    • Elaborar orçamentos e planos de aplicação de recursos para obras públicas.
    • Participar de processos licitatórios para contratação de serviços de engenharia e construção.
    • Supervisionar contratos e convênios com empresas e órgãos parceiros.
  5. Coordenção com Outros Órgãos:
    • Articular ações com secretarias de meio ambiente, transporte e urbanismo para garantir obras sustentáveis e integradas.
    • Apoiar ações de defesa civil em casos de emergências (como deslizamentos ou enchentes).
  6. Desenvolvimento Urbano e Rural:
    • Implementar políticas de acessibilidade e mobilidade urbana.
    • Promover obras de infraestrutura em áreas rurais (estradas vicinais, pontes, etc.).
  7. Fiscalização de Obras Particulares:
    • Aprovar projetos de construção civil e reformas no município.
    • Verificar o cumprimento de normas técnicas e legais em obras privadas.


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